Advogado explica o que é e quem tem direito ao auxílio-acidente

Principais indenizações envolvem casos de trânsito e de trabalho

Em 2022, o Brasil já utilizou R$ 1,7 bilhão para indenizar pessoas beneficiadas pelo auxílio-acidente. Neste grupo, se enquadram pessoas que sofreram diversos tipos de acidente, como de trânsito ou trabalho, e que estavam contribuindo para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

O direito, porém, se dá após a pessoa ter sido afastada pelo INSS e retornado ao trabalho, mas com redução na capacidade. Ou seja, com sequelas do acidente sofrido.

Para isso, de acordo com Jean Postai, advogado especialista em direito previdenciário, o cidadão, primeiro, precisa solicitar um requerimento ao INSS. Depois, na Justiça, é necessário ter o laudo aprovado na perícia. De acordo com ele, não há um prazo mínimo para pedir o benefício. “Mesmo que o acidente tenha ocorrido há muitos anos, pode ter direito”, ressalta. 

Após aprovado, recebe uma indenização mensal até se aposentar. Sendo assim, em alguns casos, o direito pode ser entregue por décadas a uma pessoa. Como se trata de uma indenização, isso não impede o cidadão de continuar trabalhando. A ideia é fundamental para manter a economia assegurada para quem sofre acidentes. “Ter uma renda mensal extra garantida”, analisa o advogado. 

Jean afirma que o auxílio-acidente é ótimo, mas pouco comentado entre a população. Sendo que diversas pessoas sofrem acidente, ficam com sequelas, como limitação nos movimentos das mãos ou pernas, por exemplo, mas não sabem que têm o direito. Para ele, é positivo solicitar o dinheiro. “Compensa muito pedir”,  finaliza.

Picture of Mariana Woj

Mariana Woj

Inquieta, multitarefa, Mariana Woj é jornalista há dez anos, tem um filho e um gato, ama plantas, seriados e eventos sociais. Odeia arquivos em Corel, tem medo de lagartixa e é viciada em pipoca. Sempre gostou de unir as pessoas e proporcionar experiências positivas. Dentro do blog tem como proposta trazer agito e informação, destacando principalmente os eventos que a cidade mais populosa do Estado oferece e colocar em destaque pessoas que fazem acontecer.

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.