Com o compromisso de ampliar a participação de pessoas diversas, ao reconhecer os desafios e barreiras que muitos grupos enfrentam ao buscarem participar de eventos culturais, o Psicodália 2024 contará com Ações Afirmativas. A partir desta edição, o evento sempre contará com ingressos para Entrada Afirmativa. O festival de música e artes será realizado de 9 a 14 de fevereiro, em uma fazenda, no município de Rio Rufino, no coração da Serra Catarinense.
A Entrada Afirmativa é exclusivamente destinada a pessoas pretas/negras/pardas, indígenas, trans, travestis e cadeirantes; outro ponto de destaque são os ingressos gratuitos destinados para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Há também, a opção de Entrada Solidária, para quem realizar a doação de um quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) mais um item de higiene pessoal, com direito a meia-entrada. Outra novidade é que a entrada afirmativa foi estendida também para as mães solo.
O festival apresentará atrações musicais e oficinas que celebram a vida, a diversidade e a inclusão, abordando temas relacionados a gênero, raça e outras manifestações culturais. Entre elas estão Chico César, artista que aborda profundamente o tema do pan-africanismo; Mateus Aleluia, reconhecido pela criação de uma estética singular que entrelaça temas da cultura afro-brasileira; Juçara Marçal, que apresenta canções com o posicionamento enquanto artista, mulher e negra no Brasil de hoje; Jesus Lumma, com o show “Bicha Solta” no qual celebra vida a diversidade.
E ainda, terá a apresentação de Patche Di Rima, que celebra a cultura de Guiné-Bissau. “Eu sou guineense e é na música tradicional do meu país que me encontro, me conheço, me defino. O meu papel é partilhar e transmitir a cultura guineense pelos cinco cantos do mundo”, diz o artista. Patche também dedica-se, em suma, ao desenvolvimento sustentável da Guiné-Bissau e à defesa dos Direitos Humanos (em particular das mulheres e das crianças), lutando por uma cidadania ativa e eficaz, extermínio da exclusão social, do racismo, injustiça, e da violência. Faz da música um instrumento para divulgar a cultura e a paz.
Mais do que um lugar para prestigiar os shows, o Psicodália é um espaço de celebração do encontro e da amizade, uma verdadeira imersão em uma experiência de valorização da natureza, da diversidade e das artes. Um espaço para compartilhar conhecimentos, sair da rotina e recarregar as energias.
Propósito
O Psicodália é um evento cultural 100% independente, ou seja, não conta com patrocínios, apoios, editais, leis de incentivo ou qualquer outro tipo de entrada de arrecadação de recursos além da venda de ingressos e insumos. Mesmo diante da necessidade de arrecadação, para viabilização financeira do festival, a organização entende a responsabilidade em torná-lo um evento cada vez mais acessível e inclusivo.
Sabe-se que cada indivíduo traz consigo uma gama única de experiências, perspectivas e identidades. No entanto, algumas dessas diversidades, longe de serem celebradas, são transformadas em desigualdades, resultando em discriminação e exclusão.
Por isso, a opção de ingressos com preços reduzidos, disponíveis para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, trans, travestis e pessoas com deficiência, foi criada. Além disso, é possível conseguir gratuidade para aqueles que fazem parte dessas comunidades e estão em situação de vulnerabilidade econômica.
A missão é diminuir as barreiras, refinando as ações a cada edição do festival. Afinal, quanto mais diversa a comunidade, maior o potencial em amplificar vozes.
Saiba mais sobre a Entrada Afirmativa: https://psicodalia.com.br/acoes-afirmativas/
Foto: Patche Di Rima – 20 Anos de Carreira @ Teatro Tivoli_ divulgação
Assessoria de Imprensa
Tai Rodrigues Comunicação Viva
Jornalistas:
Liana Trevisan | comunica1@tairodrigues.com | 47 988688484
Taísa Rodrigues | tai@tairodrigues.com | 47 988643373
Adriane Perin I 41 999021814