A importância de conversar com os filhos sobre sexualidade

Foi lançada no início de fevereiro, a campanha do governo federal que incentiva a abstinência sexual como forma de prevenção à gravidez na adolescência.

Com o lema “Adolescência primeiro, gravidez depois”, a iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Mulher, Direitos Humanos e Família pretende retardar o início da vida sexual dos menores de 15 anos e debater os riscos e consequências da gestação precoce.

Polêmicas à parte, de acordo com a ginecologista e mestre em Saúde, Natacha Machado, as famílias precisam conversar mais sobre sexualidade com crianças e adolescentes. “E o assunto deve ser discutido em qualquer momento, a qualquer hora, sempre que as dúvidas surgirem”, afirma a médica, lembrando que o assunto precisa ser abordado com naturalidade, sem tabus ou preconceito.

dra Natacha Machado _ credito André Kopsch
Dra Natacha Machado, pelas lentes do fotógrafo André Kopsch

A principal dica, diz a especialista, é não deixar os filhos sem informação. Mas como nem todas as famílias conseguem conversar abertamente sobre o assunto, a dica é procurar um especialista, que podem ser: educadores sexuais, psicólogos e médicos – como pediatras, ginecologistas e hebiatras (especialidade dedicada à adolescência), e que estão preparados para orientar e conversar de maneira franca e didática. Além disso, os pais podem recorrer também aos livros e exemplos reais, que também são aliados na hora de conduzir a conversa.

E segundo Natacha, outro erro das famílias é achar que as conversas sobre sexualidade vão induzir o início precoce da vida sexual. Na avaliação da especialista é justamente o contrário. “A educação sexual permite que crianças cresçam bem informadas e adolescentes e jovens estejam preparados para tomar decisões conscientes e para fazer escolhas mais responsáveis”, diz.

Picture of Alessandra Lobo

Alessandra Lobo

Alessandra Vieira Lobo possui larga experiência no colunismo social por ter trabalhado ao lado do pai, o colunista, João Carlos Vieira (in memoriam), de 2001 a 2007, no Jornal A Notícia. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia,  de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News, é colunista na Revista DUO,  e Digital Influencer no Instagram @alelobo

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.