Coletivo São Chico em Arte apresenta exposição Processos Criativos em Joinville

Coletivo São Chico em Arte, abre a exposição Processos Criativos, no dia 26 de abril, no Shopping Cidade das Flores. A mostra reúne 22 trabalhos, de diferentes técnicas e estilos, apresentando a arte produzida em São Francisco do Sul, o público poderá prestigiar obras que representam a poética e inspirações de cada artista, retratando o cotidiano da ilha, suas praias e igrejas, seus mistérios, além de temas africanos e religiosos. A visitação é gratuita até o dia 26 de maio.

Com curadoria do Produtor Cultural Luciano Itaqui, a mostra marca a estréia do Coletivo São Chico em Arte em Joinville, e apresenta a diversificada arte produzida em São Francisco do Sul, tanto nos temas que abordam, quanto pelas técnicas que marcam cada trabalho, como acrílica sobre tela, cerâmica, fotografia, mosaico, entalhe sobreposto em madeira, esculturas em biscuit e mandalas.

O Grupo, criado em 2019 pelo artista plástico Marcos Anselmo, trouxe um novo vigor para a arte francisquense, defendendo a liberdade de criação e expressão, além de apostar no potencial que a arte tem de transformar a vida de todas as pessoas. Nesses dois anos de grupo, novos talentos sempre estão sendo descobertos, a exemplo das jovens Georgia Zimolong e Rafaela Leone que em Processos Criativos apresentam duas pinturas, Georgia criadora do Ateliê Odoyá traz os resultados de sua constante pesquisa sobre os mistérios e a magia da Umbanda, já Leone mostra suas mandalas em pontilhismo, com vibração de alegria e cura.

Outra estreante no coletivo é a artista plástica Isaura Caldeira, 82 anos, que apresenta dois diferentes ângulos da Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, primeira igreja construída no estado, em acrílica sobre tela, as obras são do acervo da artista e foram pintadas antes dos anos 2000.

Da primeira formação do grupo a mosaicista Flor Del Ceibo, apresenta dois trabalhos em mosaico, refletindo sobre a vida, com obras que discutem a preservação do meio ambiente, já Alisson Wrublak traz duas obras em materiais sustentáveis, em uma delas retrata as baleias que esporadicamente visitam as praias francisquenses, Andréia Maia nos apresenta duas telas em acrílica com temas africanos, e o fotógrafo Marcelo Xis destaca as belezas das praias através de imagens de pescadores.

A cerâmica francisquense vem representada com as esculturas de Dionara Dioarte, que em um de seus trabalhos, traz seus já conhecidos Guardiões da Natureza, a artista Cátia Soares também traz duas obras, uma escultura humanizada, estilo caricatura modelada em Biscuit, e um Diorama de um dia de praia, a professora Azelia Zeni apresenta dois felinos pintados na técnica do lápis de cor, já Anselmo apresenta duas recentes paisagens marinas.

Participam da mostra os artistas Alisson Wrublak, Andréia Maia, Azelia Zeni, Cátia Soares, Dionara Dioarte, Flor Del Ceibo, Georgia Zimolong, Isaura Caldeira, Marcelo Xis, Marcos Anselmo e Rafaela Leone.

Pensando em todas as medidas preventivas para que a saúde e segurança dos visitantes sejam zeladas, o Shopping Cidade das Flores está com controle de fluxo para evitar aglomeração, além do uso obrigatório de máscara.

Processos Criativos também poderá ser visitada a partir de maio na Galeria www.euearte.com.br, possibilitando que mais pessoas possam prestigiar as artistas, na galeria virtual ,além da biografia dos artistas o visitante poderá comprar as obras que estão disponíveis para venda.

Serviço:

Exposição Processos Criativos, do Coletivo São Chico em Arte, com curadoria de Luciano Itaqui.
Visitação: 26 de abril a 26 de maio, de segunda a sábado das 10 às 20h, domingo das 10h às 18h. Local: Shopping Cidade das Flores, sala 108 R. Mário Lobo, 106 – Centro, Joinville