Sala Vip com Rafaella Macedo


A arquiteta e urbanista Rafaella Macedo, formada pela Unerj (Centro Universitário de Jaraguá do Sul) em 2004, começou a carreira trabalhando em escritórios de arquitetura. Em 2006 iniciou uma nova fase com a criação da R&R Arquitetura onde exerce sua profissão atualmente.
 Quando descobriu sua aptidão para a arquitetura? Eu não sabia ao certo como seria a minha vida e o meu papel quando optei por essa profissão, mas o gosto pelo desenho me direcionou a ela e me apaixonei! Trabalhar com criação é muito bom, renovador!
Qual é a maior procura dos clientes hoje em dia? Eu tenho trabalhado muito com Arquitetura de Interiores. As pessoas se preocupam em morar bem e o jeito de morar está totalmente ligado a arquitetura. Interpretar o desejo das pessoas para criar  ambientes acolhedores que restabeleçam as energias, é oferecer qualidade de vida!
 O que está em alta na decoração? Eu acredito que as peças do passado e a releitura delas está em alta. Empregar a uma arquitetura contemporânea produtos com inspiração Vintage e Retrô tem proporcionado bons resultados.
Existe alguma novidade, algo inovador? O Salão Internacional do Móvel de Milão 2012 acaba de ser encerrado trazendo novidades e ditando  as regras para o que veremos nos Interiores no próximo ano. Em 2012 falaremos muito sobre reaproveitamento de materiais, mistura de estilos (linhas clássicas e modernas, retrô, vintage, todos os estilos em um mesmo ambiente), reciclagem (a sustentabilidade está em alta), cores vibrantes trazendo vida aos móveis, além de produtos multifuncionais que atendem várias situações.
 Você tem seu estilo próprio ou deixa o cliente mais à vontade nas escolhas? Os meus olhos param diante da arquitetura contemporânea, limpa, com traços puros e provavelmente o gosto por ela acaba sendo o ponto de partida para todos os trabalhos. Mas a necessidade do meu cliente, o cotidiano e aspirações dele são quem define e direciona o estilo de cada espaço. É fundamental que o projeto esteja de acordo com as necessidades do meu cliente sob todos os aspectos: funcionais, estéticos, técnicos e financeiros.
O que gosta de fazer nas horas livres?   Eu gosto muito de estar na praia, da tranqüilidade e paz que ela me proporciona, então sempre que posso estou perto do mar! Além disso, adoro tudo que está relacionado a atividade física e saúde. Estou sempre malhando, correndo, gastando energia!