Adria Santos inaugura instituto que promove esporte e cidadania

Adria Santos, maior atleta paralímpica brasileira, com 13 medalhas conquistadas entre 1988 e 2008, inaugurou na quinta-feira, 11 de agosto, o Instituto Adria Santos, um projeto que fomenta gratuitamente o esporte e a cidadania para crianças e adolescentes com idade entre seis e 12 anos, com e sem deficiência visual, estudantes de escolas municipais e estaduais de Joinville.

O Instituto Adria Santos foi concebido com o objetivo de transformar a realidade de crianças e adolescentes. A proposta é de promover a inclusão por meio do atletismo e do desenvolvimento de atividades lúdicas e educativas, além de promover a autonomia, o aprendizado pelo convívio em equipe, a valorização das diferenças e o respeito à diversidade. “Queremos atuar na formação de cidadãos que nos orgulhem em todos os âmbitos das suas vidas”, ressalta a velocista Adria Santos. 

As aulas ocorrerão no contraturno escolar, de segunda a quinta-feira, com as atividades de atletismo na pista da Univille, no bairro Bom Retiro, em Joinville. Em dias de chuva, o ginásio de esportes abrigará os miniatletas. Crianças que tenham irmãos que vão participar das aulas, mesmo que tenham faixa etária diferente, poderão treinar no mesmo horário para facilitar a logística dos pais.

Por que a escolha por Joinville

A explicação para a escolha de Joinville como sede do Instituto Adria Santos é simples. “Joinville sempre foi um celeiro e já revelou estrelas do atletismo nacional. Além disso, a cidade me recebeu com todo o carinho quando me mudei com a minha família. Sempre fui muito amada e respeitada aqui. Aprendi muito e quero transformar a realidade das crianças, para que elas possam levar os aprendizados aos seus e tornar nossa cidade ainda melhor para se viver e ainda mais cidadã”, explica a tetracampeã paralímpica.

Realização de um sonho

Para Adria, poder fazer algo para as crianças e multiplicar tudo o que aprendeu no esporte paralímpico é um sonho que agora está realizando. “Sempre quis demonstrar a minha metodologia de treinos, aliar o esporte à cidadania e à transformação da realidade. Felizmente, encontrei o Banco BV, um parceiro que tornou este sonho realidade. Eles confiam na força do esporte como elemento para fazer a diferença na vida das pessoas e para gerar valor para a sociedade”, ressalta a medalhista paralímpica. 

Picture of Alessandra Lobo

Alessandra Lobo

Alessandra Vieira Lobo possui larga experiência no colunismo social por ter trabalhado ao lado do pai, o colunista, João Carlos Vieira (in memoriam), de 2001 a 2007, no Jornal A Notícia. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia,  de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News, é colunista na Revista DUO,  e Digital Influencer no Instagram @alelobo

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.