Ekaterina Shipulina, primeira bailarina do Teatro Bolshoi de Moscou, fará Live com o Brasil

PRIMEIRA BAILARINA DO TEATRO BOLSHOI PARTICIPA DE LIVE COM O BOLSHOI BRASIL

Nesta sexta-feira, 10 de julho, às 11h, a Escola Bolshoi contará com a participação ilustre da primeira bailarina do Teatro Bolshoi de Moscou, uma das maiores inspirações do balé mundial, Ekaterina Shipulina.

Ela  irá ministrar uma aula aberta de balé clássico no perfil do Instagram @escola_bolshoi, e todos poderão participar e apreciar a aula com a estrela russa.

Shipulina 1

 

Desde o início da pandemia, a Escola Bolshoi vem realizando lives que visam a manutenção técnica e física dos bailarinos, bem como o incentivo. Além de professores e bailarinos da instituição, ex-alunos e profissionais convidados de renome no Brasil e no mundo já compartilharam seu conhecimento pelo Instagram da Escola, amenizando o impacto para bailarinos do mundo inteiro. Em maio, cerca de 1.500 pessoas acompanharam a live da primeira bailarina do Royal Ballet, Natalia Osipova, que deu um show de simpatia e de arte, para todos os apaixonados pela dança.

Ekaterina Shipulina

Nascida em uma família de bailarinos, em Perm, na Rússia, Ekaterina Shipulina iniciou seus estudos na Escola Coreográfica de Perm. Em 1994, ingressou na Escola Coreográfica de Moscou e logo em seguida iniciou sua carreira no Bolshoi de Moscou, onde hoje atua como primeira bailarina, interpretando os principais papéis no palco do templo da dança. Desde 2019, Ekaterina é Diretora Artística da Escola Central de Ballet de Moscou, coleciona premiações e em 2009 foi premiada com o título de Artista do Povo da Federação Russa.

Shipulina 2

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

A única extensão do Teatro Bolshoi fora da Rússia está instalada na cidade de Joinville, estado de Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, estabelecendo uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia.

Em 2020 a instituição completou vinte anos, cumprindo o desafio de preservar a tradição e a excelência do ensino do Balé Bolshoi.

Com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, a realização de todas as atividades da Escola é possível graças aos recursos garantidos pelos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas cientes do seu papel na sociedade, que doam produtos, prestam serviços gratuitamente e repassam contribuições financeiras, seja por benefícios fiscais, como a Lei de Incentivo à Cultura ou por recursos próprios. A Caixa é um desses amigos, que patrocina a Escola na categoria Diamante.