Cinco tendências que estão com tudo em 2020

abertura

O ano começou e com ele uma série de tendências que prometem fazer sucesso em 2020. Uma das principais é o mobiliário em estilo art déco, que voltou com força total. “Formas arredondadas, branco e tons de dourado estão em alta”, afirma Guilherme Garcia, designer responsável pelo espaço Masotti Refreshed. Segundo ele, a pegada vintage promete marcar presença.

Outra tendência destacada por Guilherme é o uso de elementos naturais. O objetivo é conectar as pessoas com a natureza e levar aconchego para dentro de casa. “Assim como na moda, as pessoas estão à procura de coisas mais naturais, de tranquilidade”, comenta. “É tempo de ressignificar os espaços. Estamos cada vez mais próximos da natureza e das nossas raízes”, diz.

 

Tons em alta

Rejanecarvalho

De acordo com a WGSN, empresa de previsão de tendências, a cor de 2020 é o Neo Mint, que é um verde mais clarinho. Esse tom está justamente ligado à tendência vintage que Guilherme comentou. Mobiliário, detalhes nas paredes, quadros e itens decorativos com essa tonalidade estão em alta. Ainda na paleta deste ano, a WGSN apontou o Cassis – uma mistura entre rosa e roxo, na qual a última tonalidade se destaca. Não é indicada para ambientes inteiros, pois corre o risco de pesar a composição. Porém, vai muito bem em detalhes e pode ser utilizada para destacar paredes pontuais, como neste projeto de Rejane Carvalho Leite para a Dü Design Florianópolis.

 

Seja sustentável

Dudesign

Já que você vai convidar a natureza a entrar, também é muito importante se preocupar com ela! Isso mesmo: estamos falando de sustentabilidade. Optar por itens que não resultam em danos para o meio ambiente é uma escolha bastante inteligente. Um exemplo bastante forte é a madeira. Saem de cena as espécies nativas e entram aquelas que são provenientes de reflorestamento, por exemplo. Ou então materiais alternativos, como a Uva do Japão, matéria-prima utilizada pela Dü Design. Hoje, a espécie, muito comum na região Sul do país, é considerada uma invasora por prejudicar a sustentabilidade do ecossistema local.A marca teve, então, uma sensibilidade para detectar que o material é excelente para o uso em mobiliário sem prejudicar a natureza. O resultado é uma linha completa de mesas, cadeiras, peças e estofados de tirar o fôlego.

 

Feito com as mãos

FW__0324

Valorizar o manual, feito por artesãos, está em alta. Aliás, sempre esteve, mas agora ganhou um papel de destaque na decoração. Móveis e peças em geral produzidos com técnicas artesanais, por exemplo, são muito bem-vindos. Outra tendência é reaproveitar materiais e peças de mobiliário. Ou seja, dar novos usos a itens que não seriam mais usados – e que podem ganhar uma nova roupagem e destino.

Quanto mais, melhor

 

 

vitrinemasotti

Ficamos muito tempo ouvindo que “menos é mais”. Então, porque não fazer diferente em 2020? Sim, o maximalismo veio para causar. Os ambientes estão cada vez mais ousados e repletos de detalhes. Combinações que fogem do padrão estão aí para mostrar que não há limites para a criatividade. Também existe equilíbrio no maximalismo. Neste ambiente criado para a Masotti pelas arquitetas Letícia Moraes e Susi Garcia Tosi, por exemplo, há uma mistura de cores e texturas. Misturar cores, texturas, formas, estilos e materiais é uma tendência, sim, senhores. Vamos ousar mais em 2020, então?