Feira do Livro de Joinville abre espaço para falar da violência contra a mulher

A Feira do Livro de Joinville já mostrou que vai muito além das crônicas, romances e da literatura em geral. O evento abre cada vez mais espaço para obras e temas que trazem à tona a realidade e as dificuldades de muitos segmentos da população. Este ano, entre os diversos assuntos a serem abordados está a violência contra a mulher. No segundo dia da Feira, sábado, 8 de junho, será oferecida ao público em geral, gratuitamente, a palestra “Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a mulher”, com a participação da ex-lutadora de MMA Erica Paes e da atriz Cristiane Machado.. Nesta mesma linha, haverá o Painel: “Feminicídio e violência contra mulher”, também com a participação de Erica Paes e Cristiane Machado, além da OAB Mulher, Polícia Civil, Dra. Maria Elisa Máximo e convidados.

Erica Paes, de 39 anos, é uma legítima representante da luta pelos direitos e segurança das mulheres, principalmente as fragilizadas pelo abuso do machismo e da violência. Nascida em Belém do Pará, ex-lutadora de MMA – notória por ser a primeira lutadora a ganhar uma luta de Cris Cyborg – e campeã mundial de jiu-jitsu, ganhou os holofotes em 2017 também por ser a responsável pelos treinamentos da atriz Paolla Oliveira para a personagem “Jeiza”, policial e lutadora na novela Global A Força do Querer

erica1

Outra convidada da Feira para falar sobre este tema é a atriz Cristiane Machado, que também foi alvo de violência doméstica vindo do marido, empresário e ex-diplomata. O caso dela ganhou repercussão por ter instalado câmeras em sua casa que registraram as agressões – tapas e tentativas de enforcamento -, além de gravar com o celular as ameaças de morte feitas a ela e a família.

Quem quiser conferir de perto este encontro emocionante e esclarecedor pode marcar na agenda o dia 8 de junho, sábado, às 17h30 para a palestra no palco principal e em seguida, às 18h30, para o painel. A Feira do Livro de Joinville ocorre de 7 a 16 de junho, no Expocentro Edmundo Doubrawa.