Financiamento coletivo para publicação de Livro Infantil segue até setembro

Segue até o dia 15 de setembro o financiamento coletivo pela catarse, que visa publicação do livro infantil: “As Férias de João Manoel”, de autoria do escritor Rodrigo Domingos e da ilustradora Fernanda Sponchiado (foto abaixo crédito Felipe Luige).

Fernanda e Rodrigo Domingos O financiamento coletivo visa consolidar a publicação do livro, que tem o principal objetivo de  resgatar as brincadeiras antigas, através de seu personagem principal: João Manoel. Durante suas férias, em visita a casa da sua vó materna Dona Maria, ele viaja pelo universo incrível dos brinquedos antigos e também em algumas situações de conflito, já que a maioria de seus amigos não sabem, ou nunca viram, determinados brinquedos.

Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para inventá-los. Com os avanços da modernidade, a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto. Hoje uma criança de 4 anos de idade já sabe manusear perfeitamente um tablet, e não sabe o que é um pião, por exemplo.

Para o desenvolvimento da campanha de financiamento, os autores tiveram muitos apoios importantes: da psicopedagoga Silvia do Valle Nogueira, fundamental na contextualização do projeto; do Rizoma estúdio de animação, que animou o personagem principal do livro para as peças que serão divulgadas nas redes sociais durante o processo de captação e também futuramente num curta metragem; da produtora Long Play e Videoholic, da escritora Vanessa Bencz, que prestou consultoria para o desenvolvimento do projeto, além da escola Relicáro da Luz, com metodologia Wadorf,  onde alguns de seus alunos participaram do vídeo que estará disposto no site do catarse.

A meta com o financiamento coletivo é o de captar durante toda a campanha R$25.000,00. Este valor será utilizado na impressão de dois mil exemplares do livro, além das recompensas que serão entregues para quem apoiar o projeto. A ideia inicial, caso o projeto de captação alcance sucesso, será o de viajar Santa Catarina, divulgando as brincadeiras antigas nas escolas públicas e privadas,  em eventos multidisciplinares, onde a arte, as brincadeiras infantis e a literatura convivam.

Para o ano de 2019, a meta é alcançar o sul brasileiro, lançar o musical com composições feitas pelo terapeuta e músico Rogério Amâncio e também participar de alguns festivais literários pelo país. Vale lembrar que a campanha  é no processo “tudo ou nada”, ou seja, se a meta de valor não for alcançada, tudo o que já tenha sido arrecadado volta para seus respectivos colaboradores.

Algumas ações estão sendo preparadas para o mês de setembro, como dois eventos multiculturais, um no dia 2 de setembro, com o apoio  do Rotary Kids, e outro no feriado do dia 7, no Parque Expoville, ambos com muita contação de história, atividades, música, brincadeiras e muito mais.