Palestra em Curitiba

Nesta quarta (27), a partir das 18h30, no Salão Nobre da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o advogado, mestre e doutor em Direito pela UFPR, Rodrigo Bornholdt, sócio de Bornholdt Advogados realizará palestra para alunos, acadêmicos e convidados. A discussão será em torno da obra do professor Dr. Friedrich Müller, intitulada “Metódica Jurídica e Sistema Político – Elementos de teoria Constitucional II”, editada pela Bildung, que fomenta as discussões entre juristas, magistrados e estudantes. O debate será liderado pelo Prof. Fabrício Tomio, com a participação da prof. Vera Karam e após o evento será realizado um coquetel de lançamento do livro.

Para a melhor compreensão de seu conteúdo, o advogado destacará os pontos relevantes da obra de Müller, com uma abordagem crítica de importantes decisões do Tribunal Constitucional Federal da Alemanha, servindo como balizamento para a análise da prática jurídica e da jurisprudência nacional.

Bornholdt que fez a revisão científica e a organização da obra, ressalta que a principal temática a ser observada é como decisões bem fundamentadas contribuem para o Estado Democrático de Direito e, inversamente, como decisões inadequadamente fundamentadas enfraquecem o regime democrático. “No pensamento de Friedrich Müller é fundamental a existência de um método para a formação das decisões, característico do Estado Democrático de Direito, a fim de evitar arbitrariedades e caprichos por parte dos operadores do Direito”, destaca o advogado.