Dicas de filmes no BLOG por Alessandro Ricardo Vieira

OS FALSÁRIOS

Olá pessoal!!

Vamos a mais uma dica! Talvez o tema sobre a II Guerra Mundial esteja saturado para muitos, porém este filme foge completamente a qualquer tipo de clichê. Esta história, baseada completamente em fatos reais, apenas o dinheiro que contém nela é falso.
OS FALSÁRIOS, levou o OSCAR 2008 de melhor filme estrangeiro, inédito para a Áustria, pois levou as telas uma história incrível ocorrida em 1944, perto do fim da Guerra. Conta a história da ” Operação Bernhard “, que consistia em falsificar libras esterlinas e depois dólares, para assim prejudicar todo o sistema financeiro da Inglaterra e EUA.
Conseguiram algum sucesso, falsificaram 130 milhões de libras esterlinas, mas isso não é exatamente o que interessa. A história conta como os Nazistas conseguiram tal êxito, ou seja, através da genialidade de alguns judeus, que por troca de alguma comida e poucas regalias se submetiam a tal situação. Claro que isso não perdurou e logo os judeus entre si começaram a perceber que eles próprios estavam “ajudando” os nazistas e aí está o show de arte do filme. Com uma perfeição ímpar na atuação dos protagonistas o filme ganha uma proporção digna mesmo da estatueta. A trilha sonora por mais estranha que pareça ser tem todo um sentido subliminar. Enfim, uma história onde se trava a luta pela própria existência, de um grupo e até de uma nação, tudo pode valer a pena ou não. Cabe ressaltar que “Solomon”, o grande falsificador genial, após a guerra rodou o mundo e foi parar no Brasil, onde morreu em 1976, criando brinquedos para crianças. Ao que se vê, o homem que vocês irão assistir no filme modificou bastante sua atitude ao longo da vida.
Boa sessão a todos!!!