Entrevista SALA VIP com Georgia Cagneti

A irreverente e alto astral Georgia de Souza Cagneti está sempre inventando moda e realizando sonhos. Simpática, irrequieta e muito falante uma língua só seria pouco para esta joinvilense que já morou na Itália.  Formada em tradução (alemão, inglês e italiano) e Mestranda em Línguas estrangeiras para a comunicação internacional pela Università degli Studi di Perugia, Itália, é também sócia do marido Domenico D’Imperio no restaurante Cucina D’Imperio na Praia Brava (Itajaí).

Você já morou na Itália: conte porque foi pra lá, por quanto tempo ficou e o que aconteceu de mais importante. A “culpa” foi da minha mãe! Em 2001 ela foi fazer seu pós doutorado em Perugia, na Itália, e eu fui junto para aprender italiano. Passados alguns meses conheci o Domenico e resolvi terminar a faculdade por lá. Acabei trocando de curso e ficando na Itália mais que o previsto. Quando me formei, em 2006, vim para o Brasil, mas o Domenico veio me buscar, voltei e casamos. Em 2010 nasceu o Bartolomeo, que despertou em mim uma saudade enorme do meu cantinho no mundo.

Por quê escolheu a Praia Brava para montar o Cucina D’Imperio?Após 11 anos na Itália, em maio de 2012, vim a trabalho para o Brasil e minha mãe tinha se mudado para a Praia Brava – não mais a praia deserta que eu conhecia – mas um paraíso em pleno desenvolvimento.Três meses depois estávamos os três aqui, de malas e contêiner na garagem, sonhando ainda,  a aventura que já tinha começado. No dia 13 de novembro, abrimos nas portas do Cucina d’Imperio à família para testar a cozinha e acabamos atendendo nossos primeiros clientes.

Fale sobre o Projeto Cultural que vocês irão realizar em agosto no Cucina . O Agosto Cultural nasce de velhas lembranças e vontades. Quem me conhece sabe que sempre gostei da vida boêmia e sonhava com cafés literários e saraus, que já não mais existem. Escrevi meu TCC sentada em cafés com o burburinho das pessoas como música de fundo. O Agosto Cultural, que ocorrerá de 8 a 18 de agosto, portanto, é a realização de vontades e tem o propósito de esquentar a praia nesse inverno.

E quais serão as atrações?  O evento reunirá cultura e gastronomia,  durante o horário de atendimento do restaurante. O programa foi elaborado para atrair pessoas de todas as idades: teatro infantil e adulto, música, contação de histórias, fotografia, artes plásticas, artesanato, literatura, cinema, enologia e, claro, gastronomia. Cada dia o Domenico vai preparar um cardápio diferente e vamos ter pelo menos uma atração, às vezes duas, e nos finais de semana ainda mais. Os espetáculos serão gratuitos, tendo como limite a capacidade do restaurante.

O que gosta de fazer nas horas livres? Adoro deitar na areia e ler um bom livro, brincar com meu filho e viajar.