Estocolmo (Suécia)

Charmosa e atraente, a cidade de Estocolmo, capital da Suécia, é de tirar o fôlego. Com cerca de 1,28 milhões de habitantes, tem sido apelidada nos últimos anos de “Veneza do Norte” por  sua localização estratégica sobre 14 ilhas no centro-sul da costa lesta da Suécia, ao longo do lago Mälaren. Estocolmo é conhecida pelos seus edifícios e monumentos extremamente bem preservados, por seus parques arborizados, por sua riquíssima vida cultural e gastronômica, e pela gigantesca qualidade de vida que oferece aos seus moradores. Além disso, é a sede do governo sueco, representado na figura do Riksdag, parlamento nacional do país,além de ser a residência oficial dos membros da monarquia sueca.

                                           Museu Nacional da Suécia ao fundo

                                                   Portão do Palácio Real

                                                    Bela vista da cidade

                                      Gamla Stan – a cidade velha de Estocolmo

Todo turista que vem a Estocolmo quer conhecer a Gamla Stan. Este é o nome dado à cidade velha, a autêntica jóia da coroa sueca. Esta parte da cidade está localizada numa ilha logo ao sul do palácio real, e pode ser considerada como a genuína Estocolmo. São estreitas ruas, pequenos prédios do século 17, pintados com cores alegres, becos, monumentos, fontes antigas e todo um conjunto arquitetônico capaz de criar uma atmosfera única.

                                                  Pelas ruas de Gamla Stan

                                                         Gamla Stan

                                                   Fundos do Palácio Real

                                                        Vista da Prefeitura

Prefeitura

                                       Gramla Stan – Aqui há dezenas de restaurantes, lojinhas, galerias de arte, livrarias, lojas de souvenirs, presentes e jóias.



Como todos os países Nórdicos, também a Suécia tem sua família real.  E embora ela prefira morar em outro endereço (Drottningholm), o palácio real Kungliga Slottet (foto acima) tem a honra de ser considerado o principal palácio do país. Situado numa ilhota, entre o centro e a cidade antiga, o palácio foi construído no mesmo lugar do castelo Kronor, que pegou fogo em 1697. O palácio de Kungliga Sottet tem 608 aposentos,mas o melhor de tudo não é visitá-los, e sim assistir à troca de guarda real.

         

                                                               Prefeitura

                                                      Museu Nórdico


O bar de gelo de Estocolmo encontra-se dentro do Hotel Nordic Sea. É uma grande experiência entrar e beber alguma coisa neste bar. Bem, só se pode mesmo beber sumos ou vodka Absolut e as suas misturas e, claro está, aqui bebe-se em copos de gelo. Para entrar há que esperar pela nossa vez e vestir um casaco especial e luvas que nos dão à entrada. Recomenda-se não passar mais do que 40 minutos dentro do bar e, na realidade, este tempo é suficiente. No interior tudo é feito de gelo, absolutamente tudo. A música que passa é de estilo moderno e encontram-se pessoas de todos os gêneros. A entrada não é nada barata mas inclui uma bebida (15 euros por pessoa). As crianças também podem entrar já que têm também casacos à sua medida!

                                                     Ice Bar de Estocolmo

                                                             Ice Bar


PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS
– Palácio Real de Estocolmo
– Igreja Riddarholmskyrkan
– Teatro Drottningholms
– Riddarholmen – Ilha dos Cavaleiros
– Sager House
– Praça Norrmalmstorg
– Praça Sergel
– Península Djurgården
– Parque de diversões Gröna Lund
– Museu Nacional de Belas Artes de Estocolmo
– Museu do Vasa
– Ice bar de Estocolmo